Empresas B2B tem como desafio criar estratégias de vendas que sejam assertivas e ajudem a impulsionar os resultados. Essa não é uma tarefa fácil, por isso uma mão amiga é sempre bem-vinda para clarear a ideias.
Pensando nisso, preparamos 5 estratégias que você pode aplicar no seu negócio se quer alavancar as vendas. Vamos conhecê-las?
1) Defina quem é seu cliente ideal
Saber com quem você deseja se comunicar é o melhor caminho para vender mais. Neste caso, você precisa traçar um perfil do cliente perfeito para o seu negócio… aquele que precisa exatamente do que sua empresa vende.
Essa estratégia requer estudos e análises, principalmente em relação ao Perfil do Cliente Ideal (PCI). Para isso, pesquise características como o:
- Porte da empresa;
- Número de colaboradores;
- Fit com a solução que você oferece;
- Entre outros pontos.
As informações permitirão que você defina uma persona com as características do cliente que deseja atingir e vender.
2) Faça prospecções
Prospectar clientes é o feijão com arroz quando falamos de estratégia de vendas. O básico sempre funciona, por isso não dispense esse processo que pode trazer bons resultados para a sua empresa.
Alcançar esses resultados depende de um trabalho focado em pesquisa para encontrar negócios que possam se beneficiar do que você vende. Fazer prospecção só por fazer não te leva lugar nenhum, por isso:
- Utilize estratégias de inbound e outbound marketing para atrair empresas interessadas em seus produtos ou serviços;
- Invista na qualificação dos leads que entrarem através desse funil.
3) Tenha um plano de ação bem definido
O próximo passo é entender como você irá realizar suas vendas e a partir disso criar um plano de voo para o seu negócio. Essa estratégia de vendas é primordial para definir cada passo do time, visando resultados assertivos.
Você deve pensar em quais métodos vai utilizar na captação e abordagem desses clientes. Além disso, precisa ter na manga meios para quebrar objeções que possam surgir durante as tratativas.
Lembre-se que o seu futuro cliente tem um problema a resolver e você mostrar que tem a solução.
4) Trabalhe o funil como estratégia de vendas
Como você já conhece quem é o seu cliente ideal e tem um plano de ação para atacar, chegou a hora de pôr em prática. Para isso, você vai precisar trabalhar estratégias de atração.
A prospecção ativa funciona, mas é preciso focar também em outras vias para impulsionar a entrada de leads em sua base. O funil é uma das estratégias de vendas que pode ser usado pelo seu negócio.
Neste esquema, você define cada estágio da jornada do cliente até a compra. Assim, sabe exatamente quando ele está disposto a fechar negócio e pode trabalhar adequadamente a abordagem até essa etapa.
5) Utilize uma plataforma financeira
Por fim, a estratégia de vendas mais importante! Se seu cliente vai comprar, é essencial que ele consiga realizar o pagamento de forma ágil, segura e sem burocracia.
Para oferecer esse diferencial, você vai precisar de uma plataforma financeira como parceira para realizar essas transações.
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