Muita gente costuma dizer que banco tradicional e instituição financeira são a mesma coisa, mas será que isso é verdade?
Sim, uma instituição financeira pode ser considerada um banco, mas não um banco comercial comum, isso porque, existem diversos tipos de instituições financeiras, e para facilitar o seu entendimento sobre isso, vamos explicar com mais detalhes quais são as principais diferenças entre um banco tradicional e uma instituição financeira. Confira!
O que é um banco tradicional?
O banco tradicional já é conhecido por todos, ele costuma oferecer uma conta corrente tradicional, que pode ser movimentada presencialmente nas agências, nos caixas eletrônicos, e no internet banking.
Esse tipo de banco pode ser utilizado tanto por Pessoa Física, como por Pessoa Jurídica, e possui algumas vantagens como o relacionamento mais próximo com um gerente de conta, saques em dinheiro sem taxas, e muitos pontos de atendimento.
Porém, existem também as desvantagens, como filas intermináveis nas agências, altas taxas de juros em alguns serviços, mensalidade de conta corrente, e muito mais.
E a instituição financeira, o que é?
Podemos definir como instituição financeira, toda entidade que faz o papel de intermediar uma pessoa ou empresa com algum tipo de serviço do mercado financeiro, seja para conseguir investimentos, empréstimos, financiamentos e outros serviços.
Normalmente, instituições financeiras são supervisionadas pelo Banco Central do Brasil, e prestam diversos tipos de serviços financeiros, dentre estes podemos destacar:
- Bancos de Investimentos;
- Bancos Comerciais;
- Bancos de Desenvolvimento;
- Bancos Múltiplos;
- Financeiras;
- Corretoras de valores;
- Distribuidores de Títulos e Valores Mobiliários;
- Cooperativas de Crédito,
- Fintechs, entre outras.
Instituições financeiras contribuem de forma relevante para o Sistema Financeiro Nacional, ajudando a repassar recursos financeiros para pessoas e empresas.
O cenário das fintechs no Brasil
Diferentes dos bancos tradicionais, as fintechs têm um DNA mais jovem, que aposta em um modelo bancário menos burocrático e mais ágil.
Essa agilidade de facilitar o acesso a serviços financeiros, proporciona maior inclusão das pessoas ao uso de tecnologias financeiras, e pode ser notada no crescimento das fintechs, que só em 2021 cresceram 155%.
Conheça a Finove
A Finove é uma startup de financiamento B2B, fundada no final de 2019, graças a joint venture entre o Banco Industrial do Brasil e a CIAL dun&bradstreet.
Nossa missão é trazer inovação na realização de transações de compra e venda de produtos e serviços entre empresas, por meio da nossa plataforma, que foi desenvolvida para oferecer simplificação aos financiamentos entre empresas e clientes.
Todos os nossos processos de cadastro, análise, aprovação e assinatura de contrato são realizados de maneira digital e em poucos minutos, por isso, já sabe… seja qual for o seu objetivo, pode contar com a Finove.
Conheça nossas soluções de financiamento B2B, e torne as negociações de compra e venda do seu negócio muito mais simples. Consulte nossas condições aqui!