Seja na hora do aperto, ou para financiar uma nova ideia de crescimento do negócio, todo empresário sabe a importância do fácil acesso à s linhas de crédito disponÃveis no mercado. Porém, o que nem todo mundo sabe é que existem diferenças entre empréstimo e financiamento, e entendê-las é fundamental.
E você, saberia dizer com clareza como diferenciar um empréstimo de um financiamento? Podemos te adiantar que a semelhança entre os dois é que ambos são linhas de crédito, porém, a maneira como esse crédito é cedido é que torna tudo diferente.
Para saber diferenciar essas modalidades de crédito, continue essa leitura e aprenda!
O que é um empréstimo?
Um empréstimo é um valor que pode ser disponibilizado por uma instituição financeira ou um banco, e essa quantia pode ser solicitada tanto por empresas como por pessoas fÃsicas.
Normalmente, o empréstimo é firmado por meio de um contrato entre quem solicita o valor e a instituição financeira, sendo essa instituição a responsável por pagar a quantia, que deverá ser devolvida em prazo determinado, com crescimento dos juros acertados.
E financiamento, o que é?
O financiamento também é um tipo de contrato de crédito, onde uma instituição financeira ou banco disponibiliza o valor solicitado para a pessoa ou empresa solicitante. Porém, aqui já começam as diferenças entre empréstimo e financiamento, pois, o financiamento requer uma destinação especÃfica para os recursos tomados.
Podemos dizer que o financiamento é voltado para um fim, seja esse fim uma reposição de estoque, a criação de um novo produto, a expansão da sede da empresa, dentre outras opções.
< Leia também: Como aumentar o limite e solicitar novos financiamentos com a Finove />
Principais diferença entre empréstimo e financiamento
Apesar de serem opções de crédito muito parecidas, existem algumas variações entre ambos que precisam ser observadas antes de escolher entre um ou outro. Veja algumas.
Juros
Como dissemos, um empréstimo pode ser solicitado por qualquer pessoa, sem que a pessoa ou empresa ofereça qualquer tipo de garantia, por esse motivo, essa modalidade de crédito costuma ter juros mais altos, quando comparada ao financiamento.
Finalidade
Financiamentos só podem ser solicitados em prol de um objetivo efetivo, já o empréstimo não tem esse empecilho, porém, reforçando o tópico anterior, os juros de um empréstimo são muito mais expressivos.
Processos
Solicitar e receber um empréstimo pode ser muito mais rápido que o processo por trás de um financiamento, porém, é importante avaliar qual taxa de juros e prazos são mais interessantes, em ambos os casos. Principalmente para empresas, afinal, de nada adianta conseguir um empréstimo rapidamente, se o valor a ser devolvido para o banco for o dobro do que foi solicitado.
E aÃ, deu para entender como empréstimo e financiamento se diferem? Sempre que precisar de crédito empresarial, fique atento à s taxas aplicadas, burocracia, processos e prazos.
E se estiver precisando de financiamento, lembre-se: a Finove é a melhor plataforma para quem compra e vende. Conte com linhas de crédito flexÃveis, que se adaptam à s suas necessidades. Conheça nosso produto: