A saúde é importante em qualquer aspecto da vida, e nos negócios esse cenário não seria diferente, isso porque, a saúde financeira da empresa pode se relacionar com diversas questões do dia a dia, como o controle de capital, novos negócios, gerenciamento inteligente e muito mais.
O empreendimento que não olha com atenção para a saúde financeira da empresa, pode se ver diante de problemas como a inadimplência, falta de lucro, e até a falta de capital, o que, segundo a pesquisa Sobrevivência das empresas no Brasil, realizada pelo SEBRAE, causa a falência de 50% das micro e pequenas empresas (PMEs) do país.
E como cuidar da saúde financeira de um negócio, e assim garantir a sua sobrevivência no nosso mercado tão concorrido? É sobre isso que vamos tratar neste conteúdo. Aproveite a leitura!
O que é saúde financeira da empresa?
Basicamente, a saúde financeira da empresa está ligada a todas as ações que um negócio realiza para arcar com seus custos e despesas de curto e longo prazo, sempre prezando pela sobrevivência saudável do empreendimento.
Essa saúde financeira está diretamente ligada ao planejamento estratégico do negócio, e também com a maneira que a organização lida com seus ganhos, visando não só pagar suas contas fixas, mas também criar linhas de crescimento para a estrutura e novos negócios.
Qual a importância da saúde financeira da empresa?
A saúde financeira da empresa está ligada com todos os setores do negócio, isso porque, ela se relaciona não só com os pagamentos, mas também com as possibilidades de crescimento do faturamento, ampliação de investimentos, e desempenho do empreendimento.
Empresas com boa saúde financeira são mais bem vistas por bancos e instituições financeiras, e isso é algo muito importante, principalmente na hora que o negócio precisa solicitar linhas de crédito empresarial.
Como anda a gestão da saúde financeira da sua empresa? Que tal algumas dicas para melhorá-la?
4 dicas para melhorar a saúde financeira da sua empresa
Pode parecer clichê falar sobre rotina financeira para quem, teoricamente, deveria saber exatamente como gerir as finanças de uma empresa.
No entanto, na correria do dia, algumas questões essenciais para a saúde financeira da empresa podem passar despercebidas, por isso, a seguir pontuamos 5 estratégias que, quando realizadas, podem fortalecer as finanças do seu negócio. Confira.
- Faça o controle do fluxo de caixa: saiba exatamente quais são os custos fixos da empresa, e anote todos os custos variáveis. Nessa conta, todo valor entra, até aqueles que parecerem irrelevantes.
- Tenha um calendário financeiro: conheça suas dívidas. Tenha noção de quando vencem todas as contas, o dia em que é feito o pagamento de funcionários, quais vendas no cartão foram realizadas e etc.
- Não misture as contas: Pessoa Física e Pessoa Jurídica são coisas diferentes. Se você é um empreendedor que ainda mistura suas contas, procure ajuda especializada para evitar problemas futuros.
- Cuidado com o seu estoque: faça reposição sem exageros, mas também observe se não faltarão produtos. Esse controle ajuda a evitar desperdícios e problemas na gestão do fluxo de caixa.
Nem sempre é fácil ser um empreendedor, por isso, quanto mais organizada for a saúde financeira do seu negócio, melhor!
Dica extra: se precisar de ajuda para manter o seu fluxo de caixa sempre balanceado, e assim atrair novos compradores, fale com a Finove. Nossa plataforma pode te ajudar a vender mais, oferecendo a flexibilidade que seus clientes precisam. Conheça nossas condições.